Palm Pre, concorrente do iPhone?

Atualmente o mercado de smartphones, está em alta, visto que iPhone, veio desequilibrar este mercado. Depois da tentativa de penetração do HTC G1 e Open Moko, cada um usando plataformas baseadas em Linux, será que agora um dispositivo baseado em software livre pode ameaçar o domínio da Apple neste mercado?


Está para breve o lançamento do Palm Pre, que a julgar pelas suas características, e software, a Apple que se cuide.
Algumas das suas características são:
  • Ecrã com resolução de 480 x 320 (mesma que o iPhone)
  • Suporte multi toque
  • Teclado físico deslizante QWERTY
  • 8GB de armazenamento
  • Saída MicroUSB (para carregamento / troca de dados), e Mic
  • Conectividade Wireless 802.11 b/g e Bluetooth 2.1
  • Sistema Operativo WebOS (baseado em Linux)
  • Câmara de 3 MP com flash integrado
Quanto à navegação, deste dispositivo segundo a fonte, é bastante intuitiva e fluída, precisamente no que toca ao “Scroll” de páginas web onde o iPhone aparentemente é lento. O menu de navegação é amigável disponibilizando todas as tarefas mais comuns a realizar pelo utilizador.
Um pormenor interessante é o WebOS ser multi tarefa, tirando partido de um dos mais fortes e principais argumentos do Linux, implicando que em múltiplas aplicações abertas a performance não se degrade drasticamente.
Está confirmado já uma boa notícia para os interessados em programar nesta plataforma, que o SDK estará disponível gratuitamente para todos os utilizadores.
A Palm há muito tempo que é conhecida no mercado de smartphones, com dispositivos muito populares a nível empresarial / executivo, conseguindo afirmar-se como um standard em produtividade móvel. Parece-me que finalmente será lançado um telefone baseado em Linux com reais perspectivas de mercado.
Depois das tentativas tímidas da Google, e do projecto Open Moko de se afirmarem neste mercado móvel, a Palm promete ser um sério candidato a disputar a liderança com a Apple.
Para adoçar a boca aos nossos leitores deixo aqui um pequeno vídeo que retrata bem, o quanto é interessante este brinquedo.

Comentários