Google GDrive

Penso que é do censo comum a convicção de que o Google não se ficará pelos “pequenos” projectos que tem apresentado à sombra do seu grande trunfo, a Pesquisa. É também um dado adquirido que nesta indústria tem de se estar em perpétuo movimento, o Google está “aparentemente” parado, não apresenta um “major service” há muito tempo. Mas isso tem um fim à vista!

O líder mundial nos motores de pesquisa está prestes a lançar o GDrive. Este será um serviço gratuito que permitirá aos utilizadores armazenar o conteúdo dos seus discos rígidos na Internet.
Esta ideia foi várias vezes apontada como o futuro fim do PC, conforme o conhecemos hoje, e o início da futura era do ‘cloud computing’. O serviço será provavelmente lançado no próximo ano.
O GDrive introduz um conceito mundial novo mas pensado há anos: qualquer dispositivo com ligação à Internet pode desempenhar funções de um normal PC. As potencialidade são exponenciais.

Google GDrive vs Microsoft Sky Drive

Este produto, servido com o estilo e com toda a confiança Google, será um rival para o produto da Microsoft o Sky Drive que oferece 25GB de espaço gratuito mas limitado a 500MB por ficheiro.

GDrive pela conta GMail

O serviço seria amarrado à sua conta do Gmail o que permitiria uma rápida troca de conteúdos entre ambos os serviços, era um óptimo serviço para colocarmos lá as nossas imagens e documentos sem estes se imiscuírem com as mensagens de correio electrónico.
Correr aplicações pelo GDrive
Claro que o serviço teria se ser potente o suficiente para podermos arrancar aplicações a partir de lá, provavelmente existirá um suporte de um possível sistema operativo Google. Esta seria o expoente máximo da ambição e um olhar para o novo mundo.
Privacidade vs utilidade
Há preocupações, contudo, em termos de saber até que ponto o que lá é introduzido é rigorosamente privado, há quem aponte que não será uma ideia tranquilizante deixar dados privados e comercialmente sensíveis disponíveis online.
O Google ainda não teceu qualquer comentário sobre esta informação veiculada ao público, provavelmente ainda hoje haverá reacções sobre o GDrive.
Fonte: Marketing Mag

Comentários