Fecharam o Megaupload, se fecharem o 4shared a casa da música brasileira cai

Fecharam o Megaupload, um provedor de arquivos para downloads. Trata-se de uma campanha agressiva capitaneada principalmente pela indústria fonográfica junto ao congresso americano. Ao que tudo indica-se de uma das últimas e mais desesperadas reações de uma indústria decadente contra a pirataria. Acontece que se lá fora a pirataria é um problema, aqui no Brasil é o contrário, a pirataria foi uma solução. Se a medida se estender e, por exemplo, se fecharem o 4shared, será uma tragédia para a música brasileira. O tecnobrega, o forró, o arrocha e o pagode baiano, só nos ater a esses quatro exemplos, dependem deste site para sobreviverem enquanto mercado e infraestrutura para a criatividade.


Vamos listar aqui quatro exemplos de projetos fundamentais para esses quatro gênenos citados, que serão varridos do mapa caso o 4shared seja deletado.

Tecnobrega

A mais de três anos, o Capitão Alberto comanda, apartir do escritório de Departamento Pessoal de uma madereira do inteiror do Pará o site Tecnomelody.com. Inicialmente um site que postava links para download, em pouco tempo virou uma febre e atualmente virou um ponto de encontro de milhares de fãs de tecnobrega, que interagem no chat, ouvem músicas em streaming ou prográmas de web rádio. O tráfego diário atinge uma média de cinco mil acessos diários.

Forró

Existem dezenas e mais dezenas de comunidades no Orkut para downloads de shows e discos promocionais, mas a Rede Forrozão a N.1 tem quase duzentos mil membros e milhares de atualizações diárias. Praticamente todos os shows de forró são gravados e todos são postados imediatamente nesta comunidade. A prática acabou se tornando um hábito, a pessoa assiste ao show e quando chega em casa já baixa pra poder escutar. Tanto que os grandes fãs de forró praticamente nem escutam mais os discos promocionais, mas sim os shows mais recentes.

Swingueira (pagode baiano)

Adoro Meu Pagodão é outra comunidade que virou febre, tem fãs e tornou-se um grife. Até camisetas com o logotipo da comunidade existe e são sorteadas em promoções. O projeto evoluiu para um site atualmente muitas bandas pagam taxas para terem seus lançamentos em destaque no perfil oficial. O espaço também é utilizado para a divulgação de notícias e também de shows, como ocorre com o forró

Arrocha

A exemplo de Alberto do tecnobrega, Marcelinho também começou sua comunidade Acervo Arrocha sem ter sequer computador ou conexão em casa, fazendo tudo clandestinamente apartir de seu trabalho. Inclusive essa história já foi contada aqui. Clique e confira a Fantástica Fábrica de Arrochas. Essa comunidade inclusive contribuiu em muito para e evolução do arrocha, um ritmo que até em seu próprio estado, ainda é visto com desdém. E talvez justamente pela liberdade proporcionada pela falta de patrulhamento, seja um dos ritmos brasileiros que mais inovam e que mais influência subreptícia acaba causando em outros gêneros, chegando até no sertanejo.

Por enquanto parece que a ficha não caiu pra esse pessoal. Se a campanha dos políticos americanos for levada em diante e por um azar burocrático a próxima vítima após o Megaupload for o 4shared, o estrago terá proporções incalculáveis. É preciso se antecipar, os donos dessas comunidades - e das outras também - devem mobilizar seus membros e seguidos a fazer bastante barulho nas redes sociais, porque os burocratas americanos não sabem nem onde fica o Brasil, quanto mais que aqui se ouve arrocha, swingueira, forró e tecnobrega.

Comentários

  1. Vai ser o fim!
    A onde vamos baixar música agora?

    ResponderExcluir
  2. Completamente de acordo com a postagem, o 4shared tornou o point de divulgação não só desses ritmos mais de outros ritmos brasileiros!

    Creio eu que é meio difícil fechar o 4shared! Porque eles têm um sistema de detecção de direitos autorais, mais como toda coisa tem seu “jeitinho brasileiro” de driblar. Eu mesmo mudo uma letra de alguma musica com direitos autorais!

    ResponderExcluir
  3. crl e mrm o 4shared deletado jamaiss tadoidée

    ResponderExcluir
  4. e um caso muito serio a se trata..eu nau vivo sem o 4shareds..como nos ficaria..

    ResponderExcluir
  5. Milhares de site dependem do 4shared, se deletarem como ficamos. Hehe da bem que possuem o politica privada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- Os comentários são moderados.
- Use sua conta do Orkut ou Gmail para comentar.
- As opiniões expostas nos comentários não refletem as dos autores do site. Inclusive, as vezes mal refletem as do autor do comentário.

Obrigado pela visita | Curta a gente no Facebook.